CAIPORA - Conheça nosso game de realidade virtual

Caipora

Game Design Document

Versão: 1.0

Autor:

Criacore

Índice

  1. História. 3
  2. Gameplay. 4
  3. Personagens. 5
  4. Controles. 6
  5. Câmera. 7
  6. Universo do Jogo. 8
  7. Inimigos. 9
  8. Interface. 10
  9. Cutscenes. 11
  10. Cronograma. 12

 

  1. História

Uma aventura  em VR no universo folclórico brasileiro. A experiência acontece em primeira pessoa dentro de uma densa floresta a bordo de uma canoa que desce o rio por entre  corredeiras e mata fechada. Logo no inicio percebemos que não estaremos  sozinho nesta viagem, conheceremos de perto os peculiares personagens do folclore brasileiro. O primeiro que se aproxima de nós é o Curupira. Ele também será nosso guia de viagem e vai nos apresentar para personagens fantásticos que compõe o imaginário brasileiro. Alem de em alguns momentos afugentar perigos que se aproximam da canoa.

  1. Gameplay

- JOGO de Experiência de realidade virtual imersiva, para HTC Vive, OCULUS RIFT, Samsung GearVR, Cardboard.

- A proposta é uma experiência VR em primeira pessoa. O jogador é um expectador VR. Esta ali pela experiência VR. Seguindo a linha de jogos como Jurasssic Park. House of fears, disponíveis na Gear VR Store. A diversão consiste em descobrir, conhecer e interagir com personagens como Curupira, Saci, Boitatá, Mula-sem Cabeça, Boto entre outros. Cada Personagem traz suas características próprias e poderá gerar empatia, curiosidade, surpresa ou até mesmo um frio na espinha do jogador-expectador VR. Eles vão surgindo em meio a floresta enquanto a pequena canoa desce por um rio, entre corredeiras e mata fechada.

- O objetivo da viagem é conhecer os personagens folclóricos brasileiros de forma divertida se aproveitando das possibilidades das técnicas de realidade virtual.

- A recompensa neste caso é o conhecimento adquirido sobre o Folclore brasileiro por completar o percurso.

- Numa segunda versão poderá ser acrescentado formas de colher pontos durante o percurso para oferecer recompensa, abrir fases etc. 

- A vitória é conseguir descer o Rio Sã e Salvo. O que com a ajuda do Curupira ele irá conseguir. Não ha derrota.

  1. Personagens

(para a primeira versão)

Curupira

O curupira é um protetor das matas e dos animais silvestres, e suas vítimas são os caçadores, lenhadores e pessoas que destroem as matas. Ele é representado por um anão de cabelos vermelhos e com os pés virados para trás. O curupira consegue enganar as pessoas que tentam perseguí-los, dando a falsa impressão de que ele foi para o lado oposto, devido a seus pés invertidos. Muitas das estórias sobre o curupira mostram que ele adora pregar peças em quem entra nas florestas através de ilusões.

Saci-Pererê

O saci-pererê é um menino negro que tem apenas uma perna que vive usando um gorro vermelho e sempre está com cachimbo. Esse ser não tem o objetivo de fazer mal para as pessoas , mas vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos e bois , esconder objetos domésticos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.

Mãe-de-ouro

Dependendo da região é possível que a lenda conte que Mãe-de-ouro é uma mulher linda, vestida de branco e em outros contos ela é uma bola de fogo que se transforma em uma linda mulher, mas seja qual for a estória, a mãe-de-ouro é uma espécie de protetora de minas de ouro e sobrevoa essas jazida

Corpo-seco


É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.

Cobra Grande

A cobra grande ou Boiúna como também é connhecida, faz parte do folclore da região amazônica, principalmente no estado do Pará. Segundo a lenda, a cobra grande deixou de viver na floresta e passou a habilitar o fundo dos rios onde ataca embarcações.

Capelobo

Personagem folclórico típico da região Norte do Brasil (principalmente Maranhão e Pará). O capelobo é uma espécie de monstro com corpo de homem musculoso e peludo e cabeça de tamanduá-bandeira. Feroz, ataca caçadores nas florestas e se alimenta de carne de gatos e cachorros.

Comadre Florzinha (ou Comadre Fulozinha)


É uma mulher cabocla, representada em algumas versões da lenda como uma espécie de fada pequena, que vive nas florestas do Brasil (principalmente na Zona da Mata nordestina). Vaidosa e maliciosa, possui cabelos compridos e enfeitados com flores coloridas. Vive para proteger a fauna e a flora. Junto com suas irmãs, vivem aplicando sustos e travessuras nos caçadores e pessoas que tentam desmatar a floresta.

Boitatá


Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".

  1. Controles

Controle Padrão Gear VR com ponteiro do mouse no centro da tela.. O clique é feito com contagem de tempo quando o ponteiro do mouse paira sobre o objeto/botão;

  1. Câmera

- Primeira pessoa em VR, A câmera são os olhos do jogador; Se movimenta conforme o movimento de cabeça do jogador.

  1. Universo do Jogo

- O Jogo é a experiência em VR numa aventura de descer o rio em uma canoa dentro de uma floresta densa e cheia de surpresas e mistérios;

- Os personagens vão surgindo conforme o lugar do percurso.Ha momentos de navegação lenta em clima de suspense e há momentos de diversão radical em meio as corredeiras.

- A viagem começa saindo de uma palafita e termina na chegada de um vilarejo. Percurso de aproximadamente 5 a 10 minutos.

- Os personagens irão provocar diversas emoções no jogador-Expectador. Como surpresas, sustos, alegria, empatia e até mesmo medo.

- O som acrescenta um valor especial a experiência visto que ele chama a atenção do jogador-expectador para locais específicos dentro dos cenários

  1. Inimigos

Alguns personagens podem aparecer como inimigos pregando sustos ou ataques.

  1. Interface

Devido a ser um game em VR em primeira pessoa, durante o jogo não há UI. Aparece apenas o ponteiro do mouse em forma de ícone em determinadas áreas. Há um Menu principal com A Arte do Jogo com os botoes

  • Jogar/Iniciar
  • Configurações
  • Calibração
  • Créditos
  • Sair
  1. Cutscenes

- Trata-se de um  GameVR que propõe uma experiência em primeira pessoa de realidade virtual. Portanto o game inteiro é um "Cinematic". Onde o jogador é um expectador. Obs.,: numa segunda versão poderá ser acrescentados alguma gamificação com inserção de novos levels.

Alta Floresta no interior do Brasil. A estória começa com o jogador caminhando num píer de uma palafita entrando em uma canoa. A canoa começa a descer o Rio e adentrando na mata. Após algum tempo começa a ouvir assobios na florestas e alguém se movendo ligeiro por entre as arvores. Eis que surge o curupira que logo vem ver quem é este que navega. Curupira muito simpático logo faz amizade e decide ir junto fazendo o papel de guia turístico e protetor. Contando estórias de cada personagem que aparece e também protegendo o canoeiro dos perigos escondidos na mata. No final Curupira se despede e entra para a mata deixando uma mensagem positiva e de respeito  ao meio ambiente. A canoa chega num vilarejo e a experiência chega ao fim  com a canoa aportando em local seguro. Black Out Fim.

Obs.: A criação das interações dos personagens com o jogador será elaborados na etapa2 com atores performances usando técnica de motion capture corporal e facial e será definido num processo  criativo após o desenvolvimento da etapa1 - preparação 3D dos personagens. Ver cronograma.